sábado, 2 de outubro de 2010

Teste de DNA

A molécula de DNA, formada por milhões de nucleotídeos em cadeia, sofre às vezes alterações, chamadas mutações, com a substituição de certos nucleotídeos por outros diferentes. As mutações são mais toleradas quando acontecem em regiões não-codificantes do DNA, trechos sem informação útil que constituem cerca de 90% do genoma. Muitas vezes, as mutações tornam-se estáveis, sendo transmitidas aos descendentes. Como é muito grande a variação no número e no tipo de mutações estáveis do DNA – fenômeno conhecido como polimorfismo genético -, é possível identificar uma pessoa com base no seu padrão de polimorfismo.

Para reconhecer os “locos” (sítios) onde ocorrem essas mutações, foi inventada a técnica de RFLP (doinglês Restriction Fragment Length Polymorphism, ou “polimorfismo de comprimento de fragmento de restrição”). O método usa as chamadas enzimas de restrição, que “cortam” o DNA apenas onde existem certas seqüências específicas de nucleotídeos – designados pelas letras iniciais dos nomes das bases que os formam: adenina [A], citosina [C], guanina [G] e timina [T]. A enzima Hae III (figura 1), por exemplo, só corta o DNA no sítio correspondente à seqüência GG/CC.

DNA NORMAL

Hae III reconhece a seqüência e corta o DNA

A

T

C

T

G

G

C

C

G

A

T

T

C

T

A

G

A

C

C

G

G

C

T

A

A

G

DNA COM MUTAÇÃO

Mutação substitui G por A (e C por T na outra fita)

Hae III não reconhece a seqüência e não corta o DNA

A

T

C

T

G

A

C

C

G

A

T

T

C

T

A

G

A

C

T

G

G

C

T

A

A

G

Uma mutação pode eliminar um sítio de restrição, ou criar um novo. Dependendo da posição relativa dos sítios de restrição, os fragmentos gerados pelo corte de DNA terão tamanho maior ou menor, e poderão ser separados por eletroforese. Nessa técnica, uma corrente elétrica provoca a migração dos fragmentos em um gel, sendo os maiores mais lentos que os menores. Com isso, os fragmentos assumem após algum tempo posições variáveis, o que constitui o padrão de polimorfismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário